Home
Saiba Mais...
Ardora
Hot Potatoes
JClic
LIM
Tabela Periódica
Testes
Textos
Webquest
Diversão
Acerte a palavra
BioForca
Livro de Visitas
Assinar
Ler
Visite
Aprendo_Cri@ndo
Palmares-PE
Baixe
Apostilas&Tutoriais
 

 

 

 

eXTReMe Tracker

Creative Commons License

Hospedado em

Miarroba

 

Ardora

 

Ardora é um programa que permite a criação de atividades em formato html de forma rápida e fácil.

Com ele podemos criar mais de 30 atividades: palavras-cruzadas, caça-palavras, painel gráfico, relógios, etc. O professor necessita apenas escolher e preparar os elementos da atividade.

Uma vez introduzidos os elementos da atividade, mediante formulários muito fáceis e auto-explicativos, o programa cria a página web (htm) e o arquivo jar (normalmente um applet Java) que contém a atividade, será necessário apenas um navegador para visualizar e realizar a atividade.

Cada atividade precisa ser salva no formato .ard e publicada no formato .htm e .jar, com o mesmo nome. Todos os arquivos devem estar na mesma pasta.

O formato .ard permite que a atividade seja editada posteriormente. Os formatos .jar e .htm permitem a visualização. Para abrir no navegador clique duas vezes no arquivo *.htm. Para publicar na internet faça upload dos arquivos *.jar e *.htm.

 

Tutoriais em português do Brasil:

Exemplo de atividade com ardora

Ardora é totalmente gratuito, desde que utilizado de forma pessoal, sem fins lucrativos e com caráter estritamente educativo. Não é permitida a alteração do código fonte.

1.- Para instalar Ardora primeiro deve baixar e instalar o programa da página webardora  

2.- Depois de instalado é sempre recomendável reiniciar o computador

3.- Agora é só abrir o programa, clicando no ícone que foi criado na área de trabalho ou em   Iniciar-Programas-Ardora - Ardora

Os formulários são auto-explicativos, é interessante que você experimente todas as alternativas para cada tipo de exercício até encontrar a que mais lhe agrada.

 IMPORTANTE: Ardora utiliza, tecnologia "Java", portanto deverá ser instalado o plug-in de Java em seu computador.

 

Amara Maria Pedrosa Silva

 

Atualizado em: quarta-feira, 23 de setembro de 2009