Home
Saiba Mais...
Ardora
Hot Potatoes
Testes
Textos
Visite
Aprendo_Cri@ndo
Palmares-PE

 

 

eXTReMe Tracker

Creative Commons License

Hospedado em
Miarroba

 

 

 

Carboidratos ou Glicídios

Carboidratos, glicídios, glúcides ou hidratos de carbono são compostos formados por cadeias de carbono, ricos em hidrogênio e oxigênio, e que representam as primeiras substâncias orgânicas formadas na natureza, graças à fotossíntese das plantas e algas e quimiossíntese das bactérias.

Podemos representar o processo pela equação simplificada:

H2O + CO2 + luz  -->  Cn(H2O)m + O2

Observe que como produto secundário da reação forma-se o oxigênio.

Nesses compostos, para cada átomo de carbono existem 2 átomos de hidrogênio e 1 de oxigênio, na proporção da molécula da água. Daí o nome hidrato de carbono, podendo-se representar genericamente por Cn(H2O)m (onde n pode ser igual ou diferente de m).

A energia foi incorporada nas moléculas de carboidrato.

No processo inverso (respiração) a energia será liberada.

Os carboidratos são substâncias essencialmente energéticas. A oxidação dos mesmos na célula libera considerável quantidade de energia.

Cn(H2O)m + O2  -->  CO2 + H2O + energia

 

Sob o aspecto biológico, os carboidratos podem ser classificados em: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Monossacarídeos ou oses são carboidratos que não sofrem hidrólise. Suas moléculas possuem de 3 a 7 átomos de carbono e podem ser chamadas de trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses. Apresentam valor biológico as hexoses [(C6H12O6) – glicose, frutose e galactose} e as pentoses {ribose (C5H10O5) e desoxirribose (C5H10O4)].

  • A glicose é encontrada em todos os carboidratos. No sangue humano deve estar na proporção de 70 a 110 mg por 100 ml. É a principal fonte de energia dos seres vivos.

  • A frutose é encontrada no mel e nas frutas.

  • A galactose é componente do açúcar do leite.

  • A ribose é componente das moléculas de RNA e a desoxirribose do DNA.

Dissacarídeos são carboidratos que, por hidrólise, fornecem duas moléculas de monossacarídeos. Os principais são a maltose, a sacarose e a lactose.

  • A maltose (glicose + glicose) é um produto da hidrólise do amido.

  • A sacarose (glicose + frutose) é o açúcar da cana e da beterraba.

  • A lactose (glicose + galactose) é o açúcar do leite.

Polissacarídeos são carboidratos constituídos de grande número de moléculas de monossacarídeos. Os principais são o amido, o glicogênio e a celulose.

  • O amido forma-se como produto de reserva dos vegetais. É encontrado na mandioca, batatas, trigo, arroz, milho, etc. Pode ser reconhecido pela reação com uma solução alcoólica de iodo ou lugol, quando adquire uma coloração arroxeada.

  • O glicogênio forma-se como produto de reserva dos animais e fungos. Nos animais acumula-se no fígado e nos músculos.

  • A celulose forma a parede das células vegetais, onde serve de proteção e sustentação. É insolúvel na água. Os animais herbívoros dependem de bactérias e fungos (flora intestinal) para a digestão da celulose. Nos seres humanos ela é importante na formação do bolo fecal e no peristaltismo intestinal.

 

Existem polissacarídeos que apresentam também átomos de nitrogênio, como a quitina (parede celular dos fungos e exoesqueleto dos artrópodes), coniferina (coníferas) e digitalina (usada no tratamento de doenças cardíacas).

Música dos Carboidratos

 

Leia mais...

Amara Maria Pedrosa Silva

 

Atualizado em: quarta-feira, 01 de março de 2017